5 curiosidades sobre Bandido (1976), de Ney Matogrosso, que você precisa saber

16/09/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Erick Bonder

Fotos:

16/09/2025

Segundo álbum da carreira solo de Ney Matogrosso, Bandido (1976), tornou-se um marco na discografia do cantor. Após sair dos Secos e Molhados, com quem gravou dois discos e atingiu sucesso internacional, o artista lançou Água do Céu – Pássaro (1975) – álbum de caráter experimental considerado muito provocativo pela crítica e pouco aceito pelo público.



Um ano depois, Ney volta à cena acompanhado por Guilherme Araújo, produtor e empresário responsável por grandes sucessos brasileiros dos anos 1960 e 1970, e Rosinha de Valença. Bandido tornou-se um sucesso comercial e marcou a história da música popular brasileira com canções clássicas, como “Bandido Corazón”, canção assinada por Rita Lee.

Para comemorar cinquenta anos do lançamento do álbum, o NOIZE Record Club traz uma nova prensagem da obra em disco de vinil. Bandido (1976), está em pré-venda no clube com LP amarelo translúcido, acompanhado pela Revista Noize #165, contando todos os detalhes desta fase da carreira de um dos maiores nomes da MPB.

*

prog_Bandido_01 (2)

1. PRODUÇÃO DE PESO

Rosinha de Valença, considerada uma das maiores violonistas do Brasil e dona de clássicos como Um Violão Em Primeiro Plano (1971), produziu este trabalho ao lado de Guilherme Araújo, empresário famoso por atuar ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil no auge da tropicália e por produzir discos como Índia (1971), de Gal Costa. Ney também participa da produção do trabalho em faixas como “Trepa no Coqueiro”.

2. OS MAIORES COMPOSITORES DO PAÍS

Ney sempre escolheu a dedo o repertório de seus trabalhos. Em Bandido, ele conta com ninguém menos que Rita Lee – autora do hit “Bandido Corazón” – Gilberto Gil, Chico Buarque, Odair José, João Silva (um dos principais parceiros de composição de Luiz Gonzaga), a pesquisadora de culturas indígenas Marlui Miranda e cantor e atora cubano Sergio de Karlo assinando a autoria das canções escolhidas.

3. BANDA DE GIGANTES

Nos primeiros anos de sua carreira solo, Ney foi acompanhado pelo grupo Terceiro Mundo, formado por artistas como Roberto de Carvalho (guitarra e teclados), Jorge Olmar (violão e viola), Elber Bedaque “Berloque” (bateria), Marcelo Salazar (percussão), Jorge Carvalho (baixo) e Elias Mizrahi (piano, moog e bandolim). As faixas que trazem arranjos de cordas ainda contam com a participação de Jaques Morelenbaum.

9999877 (1)



4. FIGURINO ICÔNICO

O figurino de Ney para a tour do álbum tornou-se um dos mais icônicos da carreira do artista, com botas de couro, chapéu de cowboy, bandana, brincos de argola e muitos colares. Durante os shows da turnê de Bandido, em plena ditadura militar, Ney trocava de figurino sobre o palco, com um pequeno biombo a sua frente, ficando praticamente nu. Os looks foram registrados em fotos de estúdio de Bob Wolfenson que estarão na revista

5. FAIXA INÉDITA EM VINIL

A edição do NRC para Bandido em LP amarelo opaco traz uma faixa-bônus disponível nas plataformas de streaming, mas até então inédita em vinil. Assinantes do clube terão acesso a uma verdadeira raridade na coleção, que será divulgada muito em breve. Fique atento aos canais de comunicação do NOIZE Record Club para não perder a novidade.

3.3-NEYMATOGROSSO_PRODUTO_KITCOMPLETO_1200x1200 (2)

Tags:, ,

16/09/2025

Avatar photo

Erick Bonder