5 fatos sobre o álbum “Led Zeppelin II”, estreia do NRC+Essentials

05/11/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Por: Pedro Figueiredo

Fotos: Getty Images

05/11/2025

Talvez Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones não soubessem que cravariam de vez o nome do Led Zeppelin na história quando lançaram o segundo álbum da banda. Considerado o mais pesado do repertório, Led Zeppelin II (1969) foi eleito pelas revistas Spin e Rolling Stone como um dos melhores álbuns de todos os tempos. 

Foi, também, o primeiro trabalho do Led a alcançar o topo das paradas, desbancando ninguém menos que os Beatles. Até a capa fez história: em 1970, o diretor de arte David Juniper, responsável pela ilustração baseada em uma foto da II Guerra Mundial, foi indicado ao Grammy por esse trabalho.

*

Led Zeppelin II, que se tornou um dos maiores sucessos comerciais e de crítica britânica, é o primeiro título do NRC+ Essentials, projeto com curadoria focada em clássicos internacionais do rock e do pop, lançados em vinil. Conheça cinco curiosidades sobre um dos mais lendários álbuns da história do rock:

Improviso na estrada

Led Zeppelin II foi gravado ao longo de quase seis meses nas cidades de Londres, Nova Iorque, Los Angeles e Vancouver. “Não tínhamos tempo, e precisávamos escrever nos quartos de hotel. Quando o disco saiu, eu já não aguentava mais. Tinha ouvido tantas vezes e em tantos lugares. Acho que perdi a confiança nele,” declarou Page à revista Rolling Stone.

Elementos inusitados

Para atingirem a sonoridade psicodélica que a banda buscava, os integrantes usaram da criatividade: apelaram para um banco de bateria, latas de lixo e até um case de guitarra, que virou percussão na faixa “Ramble On”. Os estúdios foram substituídos por corredores para captar a gravação das guitarras. Tudo em nome da arte.

Sucesso absoluto

O disco atingiu um total de três milhões de cópias vendidas nos primeiros meses de lançamento, alçando o Led Zeppelin a um novo patamar de sucesso. A banda atingiu o primeiro lugar das paradas dos Estados Unidos e Reino Unido, desbancando até o clássico Abbey Road (1969), dos Beatles.

Inspirações psicodélicas

Led Zeppelin II, responsável por concretizar a identidade da banda, bebeu da fonte da psicodelia, muito forte nos anos 1960, e no Chicago Blues, movimento que surgiu na cidade estadunidense e trouxe para o gênero musical a adição de instrumentos elétricos. Também é possível perceber elementos do folk em algumas das faixas.

Composição polêmica

“Whole Lotta Love” se tornou um dos maiores sucessos da história da banda. A história dela é inusitada: tudo começou com um riff criado por Jimmy Page, que compôs a música em parceria com os colegas. Robert Plant, no entanto, buscou inspiração em “You Need Love”, de Willie Dixon, para a letra. Quem não gostou nada disso foi o cantor: ele entrou com um processo contra a banda após sua filha, Shirli Dixon, na época, com 13 anos, ouvir “Whole Lotta Love” na rádio e notar a semelhança entre as duas faixas.

No fim, as duas partes acabaram resolvendo tudo com um acordo: Dixon passou a ser creditado como um dos compositores da faixa, além de ter recebido uma indenização, que foi posteriormente destinada aos herdeiros. “Você só é descoberto quando é bem-sucedido. Esse é o jogo,” declarou Plant à revista Musician sobre o caso.

Tags:,

05/11/2025

Pedro Figueiredo