Já está no clima do Oscar? A principal premiação do cinema está marcada para 15/3 com transmissão ao vivo pela TNT. Enquanto especialistas fazem suas apostas e os fãs torcem pelos seus favoritos, a Noize chega para falar sobre as trilhas sonoras disponíveis em vinil.
Os indicados na categoria de melhor trilha são Bugonia, Frankenstein, Hamnet, Uma Batalha Após a Outra e Pecadores, mas nossa seleção ultrapassa os indicados. Falando em cinema, vale o aviso: a partir desta quinta-feira (5/2) até 11/2 começa a Semana do Cinema com ingressos a partir de R$ 10.
Alguns dos filmes favoritos dos críticos estão chegando aos cinemas brasileiros, caso de Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria, com A$AP Rocky no elenco, e Valor Sentimental, representante da Noruega na categoria “Melhor Filme Internacional”.
O Agente Secreto
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, O Agente Secreto é o representante do Brasil no Oscar. No Recife de 1977, Marcelo é um professor fugindo de um passado misterioso, com trilha sonora disponível em pré-venda no NRC+ com vinil duplo, poster e lobby card.
Com tesouros da música popular, como Waldick Soriano, Waldir Calmon, Banda de Pífanos de Caruaru e duas faixas de Paêbirú (1975), clássico da psicodelia nordestina de Zé Ramalho e Lula Côrtes, além de hits internacionais e temas instrumentais dos irmãos Mateus Alves e Tomaz Alves Souza.
No Globo de Ouro, o longa venceu na categoria “Melhor Filme Internacional” e Wagner Moura levou para casa o prêmio de “Melhor Ator”, já em Cannes, um feito quase inédito para o Brasil, com Wagner novamente condecorado e Kleber Mendonça Filho reconhecido como “Melhor Diretor”, o que não acontecia desde 1963, com Glauber Rocha.

Uma Batalha Após a Outra
Dirigido por Paul Thomas Anderson — conhecido por Boogie Nights (1977), Magnólia (1999) e Trama Fantasma (2017) — o longa acompanha um grupo de ex-revolucionários da French 75 que se reúne após a volta de um inimigo em comum.
Assinada por Jonny Greenwood — que já trabalhou com PTA em outros cinco filmes e dirigiu clipes para Radiohead — se uniu à Orquestra Contemporânea de Londres, sob a regência do maestro Hugh Tieppo-Brunt. O vinil chega com 18 faixas e músicas cheias de piano que ajudam a criar o clima de suspense do filme.
Um dos mais indicados ao Globo de Ouro — em nove categorias — eles venceram em “Melhor Filme de Comédia/Musical”, “Melhor Atriz Coadjuvante” pelo papel de Teyana Taylor; “Melhor Diretor” e “Melhor Roteiro”.

Frankenstein
Guilherme Del Toro revisita o clássico de Mary Shelley em uma adaptação que une horror gótico, emoção e lirismo visual, marcas registradas do diretor mexicano, conhecido por transformar “monstros” em personagens profundamente humanos.
A trilha sonora é assinada por Alexandre Desplat. O compositor tem um currículo recheado com parceria consagrada com Wes Anderson — Esquema Fenício (2025), Asteroid City (2023), Crônica Francesa (2021) e Ilha dos Cachorros (2018) — e também trabalhou anteriormente com Del Toro em Pinóquio (2022).

Hamnet
Se Hamlet foi excessivamente adaptado nos palcos e nas telas, a história de amor e perda que levou William Shakespeare a conceber a obra ainda era novidade para o grande público. Com apoio do livro homônimo de Maggie O’Farrell, que também participou do roteiro, a diretora Chloé Zhao dá vida a esta história, com Paul Mescal e Jessie Buckley.
Max Richter é o responsável pela trilha sonora. No cinema, também participou de A Chegada (2016), Duas Rainhas (2018) e Ad Astra (2019), com esse currículo, é fácil perceber que épicos não são novidade para o músico alemão.
Os bastidores do clássico “Ser ou não ser” levou a melhor no Globo de Ouro como “Melhor Filme de Drama” e “Melhor Atriz”. Esta é a quarta vez que uma diretora é premiada na categoria, Zhao venceu anteriormente por Nomadland (2020), Barbra Streisand foi a primeira por Yentl (1983), seguida por Jane Campion em Ataque dos Cães (2021).

Marty Supreme
Se você é fã de filmes caóticos certamente já assistiu alguma produção de Josh Safdie. O diretor de Joias Brutas (2019) repete a fórmula com Marty Supreme. Protagonizado por Timothée Chalamet, o filme ainda traz a estreia de Tyler, The Creator no cinema.
Nome do techno, a trilha sonora é assinada por Daniel Lopatin — sob pseudônimo de Oneohtrix Point Never — Ele também trabalhou nos longas Bling Ring (2014), Bom Comportamento (2017) e assinou clipes para The Weeknd. O vinil chega pela A24, conhecida por seus itens colecionáveis que atraem os fãs de cinema, com dois posters.
Citando o discurso do próprio Timothée no SAG, Marty também está em busca de grandeza. Na Nova York dos anos 50, o aspirante a jogador de tênis de mesa faz de tudo para participar das Olimpíadas. Com o filme, Timothée entrou para o livro de recordes como um dos atores mais novos a vencer quatro prêmios pelo mesmo papel.

Pecadores
Filme mais disputado na história do Oscar (em 16 categorias) o longa de Ryan Coogler e com Michael B Jordan em dose dupla — vivendo os gêmeos Stack e Smoke — traz uma história de vampiros para mostrar que o verdadeiro filme de terror é viver nos Estados Unidos dos anos 30. A trilha sonora tem sido um dos pontos favoritos de público e crítica, com direito a indicação ao Grammy.
Ludwig Göransson, também produtor executivo do filme, assina a trilha sonora, ao lado da esposa, Serena, e do próprio diretor. Além das faixas instrumentais, traz canções inéditas de James Blake, Cedric Burnside, Jerry Cantrell, Miles Caton, Peter Dreams, Eric Gales, Rhiannon Giddens, Buddy Guy, Brittany Howard, entre outros.
