6 filmes indicados ao Oscar com trilhas sonoras em vinil

06/02/2026

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Vitória Prates

Fotos: Reprodução

06/02/2026

Já está no clima do Oscar? A principal premiação do cinema está marcada para 15/3 com transmissão ao vivo pela TNT. Enquanto especialistas fazem suas apostas e os fãs torcem pelos seus favoritos, a Noize chega para falar sobre as trilhas sonoras disponíveis em vinil.

Os indicados na categoria de melhor trilha são Bugonia, Frankenstein, Hamnet, Uma Batalha Após a Outra e Pecadores, mas nossa seleção ultrapassa os indicados. Falando em cinema, vale o aviso: a partir desta quinta-feira (5/2) até 11/2 começa a Semana do Cinema com ingressos a partir de R$ 10.

*

Alguns dos filmes favoritos dos críticos estão chegando aos cinemas brasileiros, caso de Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria, com A$AP Rocky no elenco, e Valor Sentimental, representante da Noruega na categoria “Melhor Filme Internacional”. 

O Agente Secreto

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, O Agente Secreto é o representante do Brasil no Oscar. No Recife de 1977, Marcelo é um professor fugindo de um passado misterioso, com trilha sonora disponível em pré-venda no NRC+ com vinil duplo, poster e lobby card. 

Com tesouros da música popular, como Waldick Soriano, Waldir Calmon, Banda de Pífanos de Caruaru e duas faixas de Paêbirú (1975), clássico da psicodelia nordestina de Zé Ramalho e Lula Côrtes, além de hits internacionais e temas instrumentais dos irmãos Mateus Alves e Tomaz Alves Souza.

No Globo de Ouro, o longa venceu na categoria “Melhor Filme Internacional” e Wagner Moura levou para casa o prêmio de “Melhor Ator”, já em Cannes, um feito quase inédito para o Brasil, com Wagner novamente condecorado e Kleber Mendonça Filho reconhecido como “Melhor Diretor”, o que não acontecia desde 1963, com Glauber Rocha. 

Uma Batalha Após a Outra

Dirigido por Paul Thomas Anderson — conhecido por Boogie Nights (1977), Magnólia (1999) e Trama Fantasma (2017) — o longa acompanha um grupo de ex-revolucionários da French 75 que se reúne após a volta de um inimigo em comum. 

Assinada por Jonny Greenwood — que já trabalhou com PTA em outros cinco filmes e dirigiu clipes para Radiohead — se uniu à Orquestra Contemporânea de Londres, sob a regência do maestro Hugh Tieppo-Brunt. O vinil chega com 18 faixas e músicas cheias de piano que ajudam a criar o clima de suspense do filme. 

Um dos mais indicados ao Globo de Ouro — em nove categorias — eles venceram em “Melhor Filme de Comédia/Musical”, “Melhor Atriz Coadjuvante” pelo papel de Teyana Taylor; “Melhor Diretor” e “Melhor Roteiro”. 

Frankenstein

Guilherme Del Toro revisita o clássico de Mary Shelley em uma adaptação que une horror gótico, emoção e lirismo visual, marcas registradas do diretor mexicano, conhecido por transformar “monstros” em personagens profundamente humanos.

A trilha sonora é assinada por Alexandre Desplat. O compositor tem um currículo recheado com parceria consagrada com Wes Anderson — Esquema Fenício (2025), Asteroid City (2023), Crônica Francesa (2021) e Ilha dos Cachorros (2018) — e também trabalhou anteriormente com Del Toro em Pinóquio (2022).

Hamnet

Se Hamlet foi excessivamente adaptado nos palcos e nas telas, a história de amor e perda que levou William Shakespeare a conceber a obra ainda era novidade para o grande público. Com apoio do livro homônimo de Maggie O’Farrell, que também participou do roteiro, a diretora Chloé Zhao dá vida a esta história, com Paul Mescal e Jessie Buckley. 

Max Richter é o responsável pela trilha sonora. No cinema, também participou de A Chegada (2016), Duas Rainhas (2018) e Ad Astra (2019), com esse currículo, é fácil perceber que épicos não são novidade para o músico alemão. 

Os bastidores do clássico “Ser ou não ser” levou a melhor no Globo de Ouro como “Melhor Filme de Drama” e “Melhor Atriz”. Esta é a quarta vez que uma diretora é premiada na categoria, Zhao venceu anteriormente por Nomadland (2020), Barbra Streisand foi a primeira por Yentl (1983), seguida por Jane Campion em Ataque dos Cães (2021). 

Marty Supreme

Se você é fã de filmes caóticos certamente já assistiu alguma produção de Josh Safdie. O diretor de Joias Brutas (2019) repete a fórmula com Marty Supreme. Protagonizado por Timothée Chalamet, o filme ainda traz a estreia de Tyler, The Creator no cinema. 

Nome do techno, a trilha sonora é assinada por Daniel Lopatin — sob pseudônimo de Oneohtrix Point Never — Ele também trabalhou nos longas Bling Ring (2014), Bom Comportamento (2017) e assinou clipes para The Weeknd. O vinil chega pela A24, conhecida por seus itens colecionáveis que atraem os fãs de cinema, com dois posters.

Citando o discurso do próprio Timothée no SAG, Marty também está em busca de grandeza. Na Nova York dos anos 50, o aspirante a jogador de tênis de mesa faz de tudo para participar das Olimpíadas. Com o filme, Timothée entrou para o livro de recordes como um dos atores mais novos a vencer quatro prêmios pelo mesmo papel.  

Pecadores 

Filme mais disputado na história do Oscar (em 16 categorias) o longa de Ryan Coogler e com Michael B Jordan em dose dupla — vivendo os gêmeos Stack e Smoke —  traz uma história de vampiros para mostrar que o verdadeiro filme de terror é viver nos Estados Unidos dos anos 30. A trilha sonora tem sido um dos pontos favoritos de público e crítica, com direito a indicação ao Grammy. 

Ludwig Göransson, também produtor executivo do filme, assina a trilha sonora, ao lado da esposa, Serena, e do próprio diretor. Além das faixas instrumentais, traz canções inéditas de James Blake, Cedric Burnside, Jerry Cantrell, Miles Caton, Peter Dreams, Eric Gales, Rhiannon Giddens, Buddy Guy, Brittany Howard, entre outros.

Tags:

06/02/2026

Avatar photo

Vitória Prates