“A noite vai ter lua cheia”: conheça 3 regravações de “Sexy Yemanjá”

15/07/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Vitória Prates

Fotos: Divulgação/Érico Toscano, Reprodução TV Globo

15/07/2025

Rachel Reis não esconde que é uma grande noveleira. Para além da trama, um destaque das produções, que marcam a televisão brasileira, são as trilhas sonoras. Mais do que um acompanhamento musical, elas são responsáveis por ajudar a ditar a atmosfera da cena.

Foram muitas as trilhas sonoras de novelas que marcaram Rachel. Uma delas foi “Sexy Yemanjá”, de Pepeu Gomes, música de abertura da novela Mulheres de Areia (1992), uma das produções queridinhas da cantora de Feira de Santana.

*

Rivalidade entre irmãos não é novidade no audiovisual, mas, no Brasil, uma das maiores representações da história vem nas figuras de Ruth e Raquel. A trama de Mulheres de Areia gira em torno da rixa das duas irmãs gêmeas, interpretadas por Glória Pires.

Para além da aparência, as irmãs nada tinham a ver uma com a outra. Entre brigas, traições e outros momentos marcantes para a televisão brasileira, Mulheres de Areia marcou época por sua trilha.

Glória Pires como a Raquel de Mulheres de Areia

“Eu sou muito noveleira e nostálgica. Quando eu era adolescente, estava reprisando Mulheres de Areia e “Sexy Yemanjá” na música de abertura, me chamava muita atenção. Eu ficava esperando para ouvir”, relembra Rachel Reis, em entrevista à Noize.

Patrimônio nacional: as trilhas sonoras de novelas que marcaram época

O carinho pela música foi tanto que Rachel inseriu no repertório de Divina Casca (2025), seu novo álbum, disponível para no NRC+. Sobre a escolha, Rachel conta: “Ela brinca com a identidade da sereiona, também porque eu sou uma pessoa nostálgica e fã de novela, porque estamos falando de Pepeu Gomes, que é um grande baiano, um grande artista”.

“Fiquei super feliz e honrada quando conseguimos autorização para a faixa. Foi um presente ter essa música comigo, porque tem uma grande afetiva muito grande, de nostalgia, da minha infância. Dentro dos visuais, também temos referências à Mulheres de Areia”, finaliza ela.

Leia também: Rachel Reis explora o canto da “sereiona” em “Divina Casca”

“Sexy Yemanjá” foi lançada em 1988 e integra a lista dos muitos sucessos de Pepeu Gomes. De Os Leif´s para Novos Baianos e a Cor Do Som, Pepeu deixou sua marca na música brasileira, principalmente pelo seu talento na guitarra, e a mistura de rock, choro e sinestesia baiana.

Dos topos das paradas de rádio às trilhas sonoras de novelas, “Sexy Yemanjá” atravessou gerações e ganhou novas cores em regravações, cada uma com um estilo único.

Agora, em Divina Casca (2025), é a vez de Rachel Reis apresentar sua releitura da faixa. Você pode ouvir a música, em vinil, adquirindo o kit pelo NRC+. Abaixo, veja outros artistas que também reinterpretaram esse clássico, do piseiro até ao sertanejo.

Rachel Reis – Divina Casca (2025)

João Gomes – Do Jeito Que O Povo Gosta (2025)

Marcelinho de Lima – #DeLima Só O Ouro EP.2 (2024)

Tags:, , ,

15/07/2025

Avatar photo

Vitória Prates