Alagoas recebe Festival Carambola com Luedji Luna e homenagem às águas do São Francisco

30/10/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Vitória Prates

Fotos: Divulgação

30/10/2025

Neste sábado (1/11) acontece o Festival Carambola. A nona edição do evento alagoano reúne 13 artistas na Arena Alagoas, em Maceió, com Marina Sena e Luedji Luna — artistas que passaram pelo NOIZE Record Club neste ano — encabeçando o line-up. 

A lista de shows continua com Saci, Fidellis, Bárbara Castelões, Wilma, Grupo Sabuká Kariri-Xocó, Héloa, Zé Manoel, Juçara Marçal, DJ Thuppa, DJ Erika Morais e DJ Gigis Banks. Ainda antes, nesta semana, o Carambola organizou uma noite em São Paulo com Batata Boy, Nyron Higor e Tori.

*

Em contagem regressiva para o festival, a Noize conversou com a diretora de programação, Lili Buarque, sobre a curadoria deste ano: “Mapeamos gêneros musicais que queremos, tanto como curadores quanto público, e a mistura de sonoridades contou muito”.

Para além do som, todos os anos, o festival também se guia por um tema-homenagem, neste ano é a vez do Rio São Francisco. “Escalamos atrações oriundas dos estados atravessados por ele e histórias que dialogam com a água, como Luedji Luna”, diz Lili.

Petrolina, cidade no interior do Pernambuco, faz margem com o Velho Chico e é berço de Zé Manoel. No Carambola, Zé divide o palco com Juçara Marçal. Esta não é a primeira vez que eles tocam juntos, Juçara canta no álbum Delírios de Um Romance a Céu Aberto (2016) e participou da turnê do disco.

O indicado ao Grammy Latino acumula outras colaborações marcantes no currículo, como Maria Bethânia e Fafá de Belém. Sobre o show do Carambola, ele comenta: “É muito especial para mim ter um encontro com ela nesse outro momento da minha carreira, melhor ainda que vai acontecer no Nordeste. Meu cancioneiro dialoga com a cultura ribeirinha, falo da beira do rio e não do mar, que integra culturas”.

A Noize também conversou com a Bárbara Castelões sobre o show. A artista estreou em 2022 com o EP Eclíptica (2022) e agora prepara seu primeiro álbum. No Carambola, ela se apresenta com Wilma Araújo em um encontro de gerações da música regional. “A gente se conecta no gosto de experimentar e fazer música brasileira. Vamos passear pelos seus trabalhos e inéditas com novos arranjos”, diz ela.

Festival Carambola – 2025

Data: 1/11 (sábado)

Local: Arena Alagoas – Jacarecica, Maceió – Alagoas

Ingressos: Shotgun

Tags:, ,

30/10/2025

Avatar photo

Vitória Prates