Visitar o Audeum Museum é viver uma experiência sinestésica, que vai muito além da audição. Inaugurado no ano passado, ele é o primeiro museu dedicado ao universo do áudio. Localizado em Seul, capital da Coreia do Sul, o espaço entrou na lista de destinos dos audiófilos.
O acervo ocupa um edifício de sete andares, e está repleto de raridades: a começar por peças históricas do século 19. Por lá, é possível conhecer o fonógrafo Edison e o alto-falante Western Electric. Além disso, o acervo conta com mais de 100 mil discos de vinil.
Com vista privilegiada para as montanhas Cheonggye e longe da agitação do centro da cidade, o foco do museu é a preservação e a pesquisa. Para conhecer o espaço, é preciso agendar com antecedência pelo site, e visitas guiadas também estão abertas (confira datas disponíveis aqui)
O museu oferece uma experiência imersiva para os visitantes. A arquitetura – assinada pelo japonês Kengo Kuma — traz persianas de alumínio que, a depender da luz, criam sombras e mudam de cor, trazendo a atmosfera de “floresta urbana” para o espaço cultural.
Esse design moderno contrasta com o interior revestido em madeira. A transição de materiais vem para garantir uma melhor acústica para o museu.
Enquanto a viagem para Seul não sai do papel, confira algumas imagens do Audeum Museum.