O maximalismo visual de Ca7riel & Paco Amoroso; entenda os conceitos por trás dos looks

02/10/2025

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Por: Amanda Cavalcanti

Fotos: Divulgação/ Toto Pons, Ayumi K. (Moodgate), Caio Menezes (Backstage Mirante), Negra Negra (Reprodução/Instagram)

02/10/2025

Na capa de PAPOTA, EP de Ca7riel & Paco Amoroso lançado em vinil pelo NRC+, a dupla de argentinos aparecem como dois balões, vestidos com as roupas que usaram em sua celebrada sessão no Tiny Desk, para a rádio americana NPR. Nas ilustrações, feitas pelo artista argentino Juan Perednik, o duo também está musculoso e com o rosto harmonizado. 

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Nada disso é por acaso: a palavra “papota”, afinal, é uma gíria argentina para tomar anabolizantes. O EP é uma reflexão sobre a fama e seus efeitos, o que fica ainda mais claro no curta que Ca7riel & Paco lançaram com o trabalho — nele, um produtor musical rico e poderoso (chamado “Gymbaland”) oferece a fórmula do sucesso perfeito para a dupla: precisam malhar e ficarem bombados, aprenderem inglês, fazer música com a ajuda do ChatGPT. A obsessão pelo sucesso afasta a dupla – que, na vida real, são amigos desde os 6 anos de idade –, mas eles fazem as pazes no final.

Todo esse enredo fica claro pelas letras e musicalidade de “PAPOTA”, mas também pela parte visual do curta. Mais especificamente, pelos looks, parte importantíssimas do universo de referências de Ca7riel & Paco Amoroso. 

A moda em conexão com a música

Eles começam o curta, mais uma vez, nas mesmas roupas do Tiny Desk: Paco com a camiseta do Maradona e seu já clássico chapéu peludo azul — feito pela designer argentina Florencia Tellado —; Ca7riel com o colete de pelúcias e o cabelo vermelho. Na fase em busca do sucesso, usam roupas esportivas e looks inspirados em boybands como Backstreet Boys. Quando atingem a fama, esbanjam em casacos de pele, jaquetas de couro e jóias enormes. No fim do curta, já de volta às origens, usam peças-chave de seus estilos irreverentes: camisetas com estampas divertidas, calças estampadas ou rasgadas, grandes óculos de sol. 

O curta é um dos exemplos de como Ca7riel & Paco Amoroso usam a moda como extensão de sua estética particular. O senso de humor peculiar da dupla e sua mistura eclética de gêneros musicais também se traduz no maximalismo de seu estilo: silhuetas oversized, texturas contrastantes, acessórios excêntricos. Às vezes, entram também perucas e elementos teatrais, ou uma mistura de irreverência e sensualidade com torsos expostos. 

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O impacto visual da dupla é tanto que eles começaram a fazer barulho não só no mundo da música, mas também na moda. Em maio deste ano, eles lançaram uma coleção em conjunto com a marca europeia de fast fashion Bershka repleta de camisetas estampadas e calças wide leg. Ainda em 2025, vestiram looks da estilista uruguaia Gabriela Hearst num show em Nova York, e foram convidados especiais do desfile de verão da Yves Saint Laurent na semana de moda em Paris. 

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Preferência por marcas argentinas

O sucesso do estilo particular do grupo pode ser atribuído à stylist argentina Celina Lattanzio, mais conhecida por seu vulgo Negra Negra. Sua relação com a dupla começou quando ela encontrou Paco em uma festa e disse a ele, diretamente: “Você se veste mal”, ela contou à Rolling Stone espanhola. Desde então, encara o desafio de vestir a dupla – que, segundo ela, “sempre estão muito atentos ao que é atual.”

Os visuais do Tiny Desk foram meticulosamente pensados. A princípio, era pra Ca7riel e Paco usarem chapéus, mas Cato não quis bagunçar seu cabelo, contou Negra Negra à Rolling Stone. As camisetas estampadas com o visto de trabalho para os Estados Unidos foram ideias dos próprios músicos, e alguns elementos foram expansões do trabalho que Negra Negra já realizava com a dupla desde 2022, como o óculos triplo do baixista Felipe Brady e as camisetas das backing vocals, com os rostos de Ca7riel e Paco. 

Chama a atenção, também, a preferência de Ca7riel e Paco e Negra Negra por trabalharem com marcas argentinas. O colete de corações foi feito pelo estilista Raimondi, com pelúcias compradas no bairro Once, em Buenos Aires. As camisetas usadas por Ca7riel e pelos músicos de apoio são das marcas locais Neocriolla e AyNotDead. A bermuda de Paco é da grife de upcycling Sobra. “Estou sempre atenta a marcas pequenas e a pessoas que produzem fora do padrão do que é considerado bonito ou está na moda”, disse Lattanzio à Rolling Stone.

Mas também faz parte do trabalho de Negra Negra procurar designers com quem trabalhar nas cidades em que a banda se apresenta. Foi o que ela fez em março deste ano, quando Ca7riel e Paco tocaram no Lollapalooza Brasil, e vestiram peças do estilista e artista visual Luccas Morais, conhecido como Lady Letal

Luccas trabalhou em uma estamparia na adolescência e, desde então, foi desenvolvendo seu trabalho paralelamente na arte e na moda. “Geralmente busco materializar as ideias de maneira orgânica, através dessa pesquisa com cultura pop, música, a vida urbana”, ele conta. Seu estilo irreverente, inspirado por memes, raves anos 90 e tantas outras referências, coube direitinho no briefing bem humorado de Ca7riel e Paco. 

A dupla usou peças texturizadas e estampadas de Luccas — a escolha mais icônica e comentada foi Ca7riel vestindo a camiseta “Adoro DJs”, estampa desenvolvida pelo estilista em 2023 para a capa do álbum de remixes de mesmo nome do duo eletrônico Noporn. “[A Negra Negra] tem uma pesquisa super interessante com vestuário, e eu curto muito quando curtem a proposta das peças Lady Letal”, disse o designer. 

Assim como para Lady Letal e Negra Negra, a moda para Ca7riel e Paco Amoroso é parte essencial de sua narrativa artística. A dupla se definiu para o jornal inglês The Guardian como “degenerados” — ou seja, procuram construir sua estética sem gênero musical e sem gênero sexual. Dá pra ver que a dupla tem um olho nos limites borrados do futuro, e se colocam como protagonistas de um diálogo cada vez mais estreito entre música, performance e moda.

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02/10/2025

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