Cabines de DJ felpudas, à base de concreto, feitas com redes coloridas e até voadoras — falando assim, parece impossível, mas tudo muda com inteligência artificial. A artista francesa Luna Romanovna viralizou nas redes sociais com suas criações surpreendentes.
O uso de IA ainda é polêmico no meio artístico, mas Luna tem seus pontos: “A Inteligência Artificial permite visualizar ideias que são difíceis de descrever. Não está substituindo a criatividade, mas a deixando maior.” em entrevista à Out LDN.
Já são dois anos que Luna lida com as ferramentas de IA para criar sua arte. “O primeiro prompt nunca sai como o esperado. Vou refinando o material até atingir o que estou buscando. Muitas vezes preciso apagar e começar do zero”.
Quem acompanha o perfil dela, logo percebe a influência do retrofuturismo, que nasceu nos anos 60 com o início das viagens espaciais. Nessa mistura de vintage com sci-fi, a artista solta a criatividade.
Ainda assim, para ela, o maior desafio é deixar as criações com aparência de real. “Conseguir esse balanço é algo que leva tempo. A IA te ajuda a visualizar o que é difícil de descrever, não tenha medo da ferramenta, mas use para dar vida a sua imaginação”.
Suas inspirações para as criações são diversas, de mobiliário vintage a festas. Por enquanto, as cabines só existem no plano digital, pelo menos por enquanto. “Estou trabalhando para que alguns desses designs se tornem cabines reais”, conta ela.
Enquanto as parcerias com DJs não saem do papel, ou melhor, da tela do computador, é possível se impressionar com os modelos criados por Luna em sua página do Instagram, a @romanovn.ai.