No quarto álbum de estúdio, Um Mar Pra Cada Um, (2025), a cantora e compositora baiana Luedji Luna chega ao último ato de sua trilogia marítima, iniciada em Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água (2020). O novo trabalho versa sobre paixão e autocuidado, aplicando figuras de linguagem que remetem às águas.
No disco, a artista mergulha às regiões abissais de sua subjetividade, com letras que falam sobre amor e desamor na perspectiva de uma mulher preta. “Minha demanda de ser amada vem da necessidade de me sentir humana. Sou digna de ser amada, sou imagem e semelhança de Deus, como dizem os crentes, porque sou um ser divino. Sou amor por natureza”, reflete em entrevista à Noize.
Além de composições próprias, Luedji traz para o álbum um poema da pensadora sergipana Beatriz Nascimento. Em “Baby Te Amo”, a voz da autora, falecida em 1995, é recuperada por inteligência artificial, enquanto a sonoridade ganha camadas profundas com a flauta de Karina Siervi, especialista em Sound Healing.
Além disso, uma interpolação de versos de Luiz Melodia também ajudam a rechear a obra em “Joia”: “Pérola Negra, te amo, te amo”.
Agora, Um Mar Pra Cada Um, está disponível em disco de vinil azul translúcido + revista Noize com exclusividade para assinantes NRC. Faça parte do clube e aproveite!
Abaixo, selecionamos nossas cinco letras preferidas do álbum. Confira.

1. “Harém”
“Tenho tudo que eu posso
Tudo que sonhei, eu sei
Mas o desejo invade
Criei pra mim
Um amor”
2. “Rota”
“Revela-me o teu segredo
Eu sou um copo vazio
Pra matar tua sede de água
Transborda em mim, amor”
3. “Joia”
“Deixa eu lhe dizer como te vejo:
Pedra preciosa
Turmalina
Pérola negra, como a do Luiz
Como é que a canção diz?
Te amo, te amo”
4. “Karma”
“Minha alma faz festa quando te vê
Um sorriso grande se abre
Dá até pra ver o siso
Mas só Deus é quem sabe
Só Deus sabe o que eu preciso”
5. “Salty”
“Seu vai e vem me atrai
Você tem um gosto de mar
Você tem um gosto de mar
Quero me afogar no oceano
E ser barco a deriva nesse corpo seu”