Esta é a última semana para conferir Jeca – O Povo Ainda Há de Vingar, musical livremente inspirado por Refazenda (1975), álbum de Gilberto Gil. Com direção de Kleber Montanheiro e dramaturgia de Lucas Moura da Conceição e Marcelino Freire, a peça homenageia os 50 anos do disco.
Na montagem, Jeca, interpretado por Fernando Vicente, relembra as quatro vezes em que regressou à sua terra natal. Nos encontros, ele conversa com o pai, mãe, o amor da sua vida e o velho abacateiro da cidade. A partir da canção homônima ao disco, as paisagens e personagens são construídos.
Foram dois anos de produção para chegar na história que revisita a memória da cultura popular, “O grupo parte desse álbum do Gil para refletir sobre o Brasil profundo”, afirma a atriz Mirian Blanco, uma das idealizadoras do musical, em entrevista à Rádio USP.

Além de “Refazenda”, as faixas “Jeca”, “Lamento Sertanejo” e “Meditação”, do mesmo álbum, também tocam no espetáculo. Fora Gil, Dominguinhos — “Eu Só Quero Um Xodó” e Luiz Gonzaga — “A Morte do Vaqueiro” — entram no repertório, além das canções autorais.
O Grupo 59 de Teatro traz grande elenco, formado por Carolina Faria, Felipe Gomes Moreira, Fernando Vicente, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Mirian Blanco, Nilcéia Vicente, Nathália Ernesto e Thomas Huszar.
Jeca – O Povo Ainda Há de Vingar
Datas: até 23 de novembro (domingo)
Local: Sesc Consolação – Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo
Horários: quinta-feira (20/11) e domingo (23/11) às 18h e sexta-feira (21/11) e sábado (22/11) às 20h
Ingressos: na bilheteria presencial
Mais informações: via Sesc