Como escolher uma caixa de som para o seu toca-discos

17/10/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Victor Thomé

Fotos: Reprodução/Unsplash

17/10/2025

Colocar as melhores peças, ter uma calibragem fina de agulha e vinis de qualidade são aspectos importantes para seu sistema de som, mas também é preciso levar em conta a potência do que sai das caixas. As caixas de som são fundamentais para que sua experiência sonora seja verdadeiramente completa, pois como se diz por aí: música boa é aquela audível em alto e bom som.

Por aqui, já falamos sobre caixas de som que são como peças de arte. Mas hoje, com a ajuda do engenheiro de áudio, Marcos Abreu, pincelamos uma lista para você entender os critérios que fazem uma caixa ser ideal para seu soundsystem, junto a alguns modelos.

*

Leia também: Além da música: 6 caixas de som que também são obras de arte

Decida suas pretensões

Antes de gastar seu dinheiro com qualquer aparelho, é sempre bom avaliar suas pretensões. Se seu desejo é ouvir um som com alta qualidade, desembolsar um pouco mais em monitores de áudio será o melhor caminho, preferencialmente com conexão por fios e um toca-discos com boa regulagem, braço e agulha de qualidade. “Sempre a conexão por cabos será melhor, pois no Bluetooth, o sinal é transmitido codificado em MP3, não sendo mais o sinal original extraído do disco” explica Marcos Abreu.

Entenda suas necessidades

Também já recomendamos toca-discos por aqui, agora é preciso entender as necessidades do seu aparelho. É preciso ver as entradas, quais conexões ele suporta para ligar às caixas, e se precisa de outros aparelhos importantes, como pré-amplificadores, amplificadores e receivers.

Esses aparelhos podem ser importantes para o suporte do seu toca-discos, como já te contamos por aqui. Porém, atualmente são muitas as caixas que são ativas, isto é, já possuem um amplificador embutido, o que já facilita muito seu caminho para a compra e reprodução instantânea!

Leia também: Descubra o sistema de som ideal para você

Monitores e caixas de som

Também é preciso ressaltar a diferença entre monitores de áudio e caixas de som. Os monitores ou caixas acústicas consistem em aparelhos voltados para a reprodução totalmente fidedigna do som, sem realçar graves ou agudos, como geralmente é feito nas caixas de som convencionais.

Marcos ressaltou a qualidade dos monitores: “Os monitores são caixas pré-ajustadas dentro de certas referências. Isso quer dizer que o que elas tocam serve de referência para outras caixas e sistemas, ou seja, o que é mixado ou masterizado por elas vai funcionar bem na maioria dos sistemas”, explica.

Sua utilização é muito frequente em estúdios e por profissionais que desejam uma experiência totalmente fiel ao que está sendo reproduzido, enquanto as caixas são mais focadas para o entretenimento. Isso não necessariamente significa uma diferença absurda de qualidade da caixa, mas sim em seu propósito, com os monitores sendo perfeitos para o uso interno, estável e plugado.

Escolhendo seu sistema de som

Após passar por essas etapas, agora chegou a hora de escolher o sistema que melhor vai atender às suas demandas, estando aliado com seu bolso, é claro.

Falando de caixas acústicas de entrada para o seu toca-discos, marcas como a chinesa Edifier podem trazer o som de qualidade a um preço mais acessível com o modelo ativo R1000T4. Com dupla entrada RCA, material de fibra de madeira 100%, controle de graves e potência máxima de 24 Watts, a caixa é certamente uma das melhores em âmbito nacional quando tratamos de custo-benefício para ouvintes.

Para opções com bluetooth e alta qualidade, os preços tendem a ficar mais salgados, mas duplas como as belíssimas JBL 104 BT e PreSonus Eris oferecem opções diversificadas com potências divididas, sendo 30 Watts para cada JBL e 25 nas Eris. Com lindos designs e sistemas ativos, essas caixas trazem consigo o equilíbrio entre potência e versatilidade, contendo entradas para fones, RCA e AUX e controles de acústica e graves.

Mas, se seu negócio é um som com altíssima fidelidade e muita força, seja para seu toca-discos ou estúdio profissional, opções como a JBL 380P Mkll ou a linha Yamaha HS trazem excelentes monitores de referência. Apesar da falta de Bluetooth, compensam em potência com amplificadores duplos, chegando a 70W totais na Yamaha e 56W na JBL. Essas são caixas que sustentam qualquer ocasião, e, junto ao seu toca-discos, a audição ideal está garantida.

Tags:, ,

17/10/2025

Avatar photo

Victor Thomé