Conheça as gírias porteñas das letras de CA7RIEL & Paco Amoroso 

14/10/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Erick Bonder

Fotos:

14/10/2025

O espanhol portenho, falado em Buenos Aires, é cheio de peculiaridades. O castelhano da capital da Argentina incorporou expressões do italiano – em função da forte imigração no Rio da Prata – e mais recentemente, assim como acontece no Brasil, a língua falada no dia a dia inclui expressões derivadas do inglês. Junte a isso as transformações que acontecem com o passar dos anos em qualquer língua.   

CA7RIEL & Paco Amoroso incorporam o vocabulário das calles em suas letras. PAPOTA (2025), inclusive, é um sinônimo para anabolizantes, algo como “bomba” ou “suco” em português. Por isso os artistas aparecem fortões nos materiais de divulgação do trabalho.



Em “LA QUE PUEDE, PUEDE”, por exemplo, há expressões como “nena” e “nene”, que são formas coloquiais de se referir a pessoas jovens, assim como “pibes” e “pibas”. Em tradução livre, algo como as “minas” e os “manos”. Na mesma faixa, a dupla ainda canta gírias como “skere”, que é uma adaptação de “let’s get it”.

Hago que suene , 
[Faço que soe]
hago lo’ debere’
[Faço o dever] 

La’ nena’ y lo’ nene’ ,
[As minas e manos]
respeto y skere”
[Respeito e let’s get it]

*



Já em “RE FORRO”, a expressão está no próprio título da música e quer dizer algo como “babaca”, onde o “re” serve para ressaltar a característica. A letra da faixa fala sobre arrependimentos, erros do passado, atitudes das quais o eu-lírico não se orgulha.

“Si antes era forro, ahora soy re forro
[Se fui babaca, agora sou re babaca]

Pero mis errores, no sé cómo los borro
[Mas meus erros, não sei como apagar]

No ‘toy orgulloso, pero tampoco lo escondo
[Não tô orgulhoso, mas também não escondo]


“RE FORRO”



Em “#TETAS”, os artistas cantam uma expressão muito popular nas conversas informais da Argentina: “boludo”. É uma maneira de se referir a um interlocutor, de forma carinhosa ou pejorativa, dependendo do contexto. Na faixa, a palavra aparece enquanto CA7RIEL e Paco conversam sobre uma suposta hashtag que precisam criar para fazer as suas músicas bombarem.

¿Cómo qué hashtag?
[Qual hashtag?]

No sé, boludo, decí: tetas
[Não sei, cara, diga: tetas]

Hashtag tetas
[Hashtag tetas]

Pectorales grandes, esa es la receta
[Peitorais grandes, essa é a receita]

“#TETAS”

Tags:, ,

14/10/2025

Avatar photo

Erick Bonder