Quem disse que a Gen Z não escuta MPB? Segundo pesquisa revelada pelo Spotify neste mês, a geração nascida entre 1997 e 2012, está de ouvidos atentos aos medalhões e as novidades do estilo. Entre 2022 e 2024, o número de plays de MPB cresceu 47% dentro da plataforma.
Dentro dessa fatia, a turma mais nova representa 64% do crescimento durante o período e 25% do consumo total. Além dos dados, o levantamento apontou os dez artistas mais ouvidos pela Geração Z: Anavitória, Liniker, Tribalistas, Seu Jorge, Djavan, Marisa Monte, Chico Buarque, Tim Maia, Legião Urbana e O Rappa.
Na lista das canções com mais plays, o duo Anavitória apareceu novamente no topo, com a música “Lisboa” – do álbum Cor (2021), em parceria com Lenine. Em seguida, Tribalistas desponta com “Aliança” e “Velha Infância” e Legião Urbana com “Tempo Perdido”.
Um dado interessante da pesquisa mostra como a nova geração de artistas da música brasileira apresenta seus ídolos ao público. As colaborações intergeracionais são cada vez mais comuns, mostrando a força do passado e do presente da música.