Conheça os colaboradores de Stefanie em “Bunmi” (2025)

14/11/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Por: Pedro Figueiredo

Fotos: Thales Côrtes, Julio Benedito e Paola Vianna

14/11/2025

Ao longo das duas décadas de carreira, a rapper Stefanie se acostumou com boas parcerias. Em BUNMI (2025), primeiro álbum solo da artista, não poderia ser diferente. Ela trouxe para o projeto nomes que a acompanham desde o início da sua trajetória no rap, como é o caso de Kamau e Daniel Ganjaman

Ela também buscou nomes de fora do rap, como é o caso de Jonathan Ferr e Luedji Luna, além de trabalhar com artistas de diferentes gerações. Fora do Brasil, Stefanie encontrou na chilena Ana Tijoux a parceria perfeita para versos que tratam da importância do autocuidado.

*

Garanta o vinil de Bunmi na pré-venda do NRC+!

“Como eu sou muito do coletivo, chegou um momento que eu pensei: ‘Meu Deus do céu, eu tenho que parar de pensar em em pessoas, porque senão vai ser um álbum só de feat,” brincou a artista, sobre a decisão de trazer os colaboradores, que estão em seis das 10 faixas do álbum.

Conheça um pouco mais sobre os artistas convidados por Stefanie para colaborar em BUNMI:

Mahmundi

Presente em “FUGIR NÃO ADIANTA”, faixa que abre o álbum, Mahmundi, nome artístico de Marcela Vale, é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora carioca. Lançou quatro álbuns até o momento: Mahmundi (2017), Para Dias Ruins (2018), Mundo Novo (2020) e Amor Fati (2023). A participação da artista no disco se deu após Stefanie ouvir os instrumentais e entender que precisava de uma voz para harmonizar com a batida.

Rodrigo Ogi

O rapper que divide as linhas com Stefanie na faixa “POR UM FIO” ficou conhecido na cena hip hop como parte do grupo ContraFluxo, formado no começo dos anos 2000 em parceria com os MC’s Deja Vu, Mascote, Munhoz, além dos DJ’s Big Edy e WillCutz. Na carreira solo lançou os álbuns Crônicas da Cidade Cinza (2011), RÀ! (2015), Pé no Chão (2017) e Aleatoriamente (2023). Em setembro de 2025 lançou Manual para não desaparecer, em parceria com Nill.

Daniel Ganjaman

Engenheiro de áudio e produtor musical, Daniel Ganjaman soma parcerias com nomes de diversos gêneros musicais como Sabotage, Criolo, BaianaSystem, Tulipa Ruiz, entre outros, além de ter sido parte da banda Instituto. Ele também é o responsável por tocar guitarra, baixo e teclado na última turnê do Planet Hemp. 

Grou

Compositor e produtor musical, Grou foi um dos maiores parceiros de Stefanie na construção do álbum. Ao longo da carreira coleciona colaborações com artistas de renome da cena hip hop. Emicida, Rashid, Zudizilla, Tássia Reis, Criolo e Linn da Quebrada são alguns dos nomes com quem já trabalhou.

Ana Tijoux

Stefanie relembra que um dos requisitos do edital da Natura Musical era buscar conexões com outros artistas da América Latina. A partir de pessoas que conhecia ela chegou na artista, que já acompanhava e a ligação entre as duas aconteceu após algumas conversas. A chilena começou a carreira como parte do grupo de hip hop Makiza, nos anos 1990. A carreira solo teve início em 2006, desde então lançou cinco álbuns: Kaos (2007), 1977 (2010), La Bala (2012), Vengo (2014) e Vida (2024). 

Jonathan Ferr

Nascido no bairro carioca de Madureira, Jonathan Ferr vem se destacando como um expoente do jazz brasileiro. O cantor e compositor, que participou da faixa “MUNDO DUAL”, é dono dos álbuns Trilogia do Amor (2019), Cura (2021), Liberdade (2023) — no qual Stefanie participa da faixa “Rio Nilo” com ele e Luedji Luna — e LAR (2025). Ele também participou do projeto Canta Djavan (2025), regravando “Adorava Me Ver Como Seu” e “Pétala”.

Cris SNJ

A paulistana se tornou conhecida na cena musical como integrante do grupo de rap SNJ, abreviação de Somos Nós a Justiça, que foi fundado na década de 1990. Em 2017 lançou o primeiro álbum solo, Evoluindo Através do Tempos. O projeto mais recente é o EP Cultura de Preto, lançado em junho de 2025. Em BUNMI, ela participa da faixa “OUTRA REALIDADE”, protagonizada por quatro expoentes femininas da cena hip hop.

Iza Sabino

Rapper, compositora, beatmaker e diretora musical, Iza Sabino ingressou na carreira musical em 2014. Acostumada a abordar temas como feminismo e questões LGBTQIAPN+, a artista possui dois álbuns solo: Glória (2021) e Grande (2024). Ela também lançou Best Duo (2020), em parceria com FBC e SMU. Iza é uma das rappers que colabora com Stefanie na faixa “OUTRA REALIDADE.”

Nega Gizza

A rapper carioca lançou seu único álbum, Na Humildade, no ano 2000. Além da música, Giselle Gomes Souza, mais conhecida como Nega Gizza também atua como ativista social, locutora, apresentadora e produtora cultural. É uma das fundadoras da Central Única das Favelas (CUFA) ao lado de MV Bill e Celso Athayde.

DJ Negrito

MC de apoio, produtor, técnico de som, grafiteiro e ilustrador, começou a carreira pelas artes visuais. Hoje, além da colaboração com Stefanie no álbum, é seu parceiro no palco durante a turnê do disco. 

Rashid

Rapper e produtor, Rashid é o dono de hits como “Bilhete 2.0” e “Pipa Voada”, em parceria com Emicida. O primeiro álbum, Hora de Acordar, foi lançado em 2010. Desde então lançou também Dádiva & Dívida (2011), Que Assim Seja (2012), Confundindo Sábios (2013), A Coragem da Luz (2016), Crise (2018), Tão Real (2020), Movimento Rápido dos Olhos (2022) e Portal (2024).

Kamau

Rapper, compositor, beatmaker, produtor e skatista, Kamau é um parceiro de longa data de Stefanie. Além de tê-la incentivado a entrar para a carreira artística, os dois cantaram juntos no grupo Simples. Também foi parte dos grupos Consequência, Quinto Andar e Subsolo, além da banda Instituto. O primeiro álbum solo foi Non Ducor Duco (2008), seguido por …Entre… (2012), Licença Poética (Experimentos Pessoais) (2015), Documentário (2024) e Est… (2024).

Emicida

Nascido na zona norte de São Paulo, Leandro Roque de Oliveira, o Emicida, ganhou espaço nas batalhas de rima da capital paulista nos anos 2000. O rapper, apresentador e empresário ganhou notoriedade com a mixtape Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida, até que Eu Cheguei Longe… (2009). Seus outros projetos solo são Emicidio (2010),  O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui (2013), Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa… (2015) e AmarElo (2019).

Rincon Sapiência

Também conhecido como Manicongo, Rincon Sapiência é dono de hits como “Elegância”, “Ponta de Lança” e “Linhas de Soco”. Nascido em São Paulo, lançou três discos até hoje: S P Gueto B R (2014), Galanga Livre (2017) e Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps (2019).

Luedji Luna

A cantora e compositora soteropolitana Luedji Luna, que colabora com Stefanie na faixa “PURO LOVE”, ganhou o Brasil com a canção “Banho de Folhas”, presente em seu álbum de estreia Um Corpo No Mundo (2017). Ela também é a responsável por Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água (2020), Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água Deluxe (2022), Um Mar Pra Cada Um, (2025) e Antes Que A Terra Acabe (2025).

Tags:, , ,

14/11/2025

Pedro Figueiredo