Documentário resgata a história das mulheres do forró; veja como assistir

12/12/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Vitória Prates

Fotos: Divulgação

12/12/2025

Neste sábado (13/12) é comemorado o Dia do Forró. Nesta data, aproveite para conhecer as mulheres que fazem o gênero com o documentário A História das Mulheres do Forró, da produtora Igoarias Musicais, disponível no Youtube. 

“Documentar é preservar memórias. Projetos como este, além de serem uma forma de descortinar as contribuições femininas, abrem caminhos para novas iniciativas e conectam histórias”, comenta Igor Marques, fundador da produtora, em entrevista à Noize.

*

A pesquisa nasceu de um incômodo próprio: “Percebi que meu próprio repertório forrozeiro era masculino, espelhando a forma como a história do forró é contada e cantada até hoje: baixa presença de mulheres nos festivais, diferenças de cachês, desequilíbrio nas paradas de sucesso e poucas pesquisas sobre o tema”, afirma. 

No documentário, Igor reconta quase 100 anos de história do forró, comprovando que elas foram pioneiras no gênero. Por exemplo, o primeiro baião foi lançado em 1930 por Stefanie de Macedo. A recifense lançou “Estrela D’Alva” em 1930, onze anos antes de Luiz Gonzaga estrear na música, simbolizando um processo de apagamento histórico. 

Este não foi o único fato que o surpreendeu nas pesquisas. “Fiquei apaixonado pela história de Dona Joana Alves, fundadora da Associação Balaio Nordeste. Uma senhora de 81 anos que dedicou 11 anos de vida a tornar o forró um patrimônio imaterial do Brasil reconhecido pelo IPHAN. Tive a chance de conhecê-la pessoalmente e tietei!”, conta. 

No documentário, Igor reuniu 110 artistas, como Anne Louise, primeira sanfoneira de Roraima; Joyce Alane, expoente da nova MPB e Cecéu, compositoras de artistas como Gal Costa, Alcione, Trio Nordestino e Ivete Sangalo.

Assista abaixo:

Tags:

12/12/2025

Avatar photo

Vitória Prates