Em comemoração ao aniversário da artista, musical “Elza” volta aos palcos no RJ

16/07/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Vitória Prates

Fotos: Divulgação/Daryan Dornelles e Arquivo Pessoal

16/07/2025

Entre resistência e reinvenção, Elza Soares marcou a música brasileira. Sua trajetória é homenageada no musical Elza que, depois de excursionar o Brasil e conquistar prêmios, volta aos palcos do Rio de Janeiro para curta temporada, até 20/7, no Teatro Claro Mais.

Com sua estreia, em 2018, o musical passou por 15 cidades brasileiras, depois de um período de hiato, volta com as atrizes Ágata Matos, Janamô, Josy.Anne, Júlia Sanchez, Julia Tizumba, Sara Hana e Naruna Costa se revezando no papel de Elza.

*

Na produção, a montagem conta com direção de Duda Maia, texto de Vinícius Calderoni, idealização de Andréa Alves e direção musical de Larissa Luz. Nos arranjos, o maestro Letieres Leite, da Orquestra Rumpilezz, que, antes de falecer em 2021, revisitou as canções “Lama”, “O Meu Guri”, “A Carne” e “Se Acaso Você Chegasse”.

“A Elza me disse: ‘sou muito alegre, viva, debochada. Não vai me fazer um musical triste, tem que ter alegria’. Com nosso encontro, tive base para saber como Elza se via e como ela gostaria de ser retratada”, relembra Vinicius Calderoni.

Mais de 100 mil espectadores já assistiram ao espetáculo. Entre os prêmios, o musical Elza conquistou o Bibi Ferreira, em seis categorias, Shell, Reverência, APCA e Cesgranrio.

Do palco para as telas do cinema, Fernando Meirelles está produzindo uma cinebiografia de Elza Soares. Com Taís Araújo no papel principal, o filme promete contar a história de Elza desde a infância até a carreira de sucesso.

Taís Araújo vive Elza Soares em cinebiografia; veja detalhes da produção

Legado de Elza Soares

Neste ano, Elza Soares completaria 95 anos. A artista carioca sempre quis seguir carreira na música, muito devido a influência de seu pai, Avelino, que adorava realizar pequenas apresentações em casa, sempre acompanhado do seu violão.

A carreira como cantora começou em 1953 quando Elza participou do programa Calouros em Desfile, de Ary Barroso, na Rádio Tupi. Ela venceu o concurso performando o samba “Lama”. Depois, rumou ao estrelado, com mais de 36 álbuns e 60 anos de trajetória.

Mesmo começando com o samba, Elza não deixou de explorar outros gêneros, como MPB, funk, rap e jazz. Seus últimos álbuns foram: Planeta Fome (2019) e No Tempo da Intolerância (2023), esse último lançado de forma póstuma, após seu falecimento em 2022.

Musical Elza

Datas: 27/6 a 20/7 (quintas, sextas, sábados e domingos)

Horário: quintas e sextas às 20h; sábado às 16H e 20h e domingos às 18h

Local: Teatro Claro Mais – Rua Siqueira Campos, 143 – 2º Piso – Copacabana, Rio de Janeiro

Ingressos: via bilheteria do teatro ou Uhuu

Valores: R$ 180 (inteira – plateia) a R$ 19,80 (meia-entrada – balcão 2). O valor não inclui taxa de conveniência.

Classificação etária: 14 anos

Tags:, , ,

16/07/2025

Avatar photo

Vitória Prates