Gal 80 anos: legado reverbera em filmes, livros e peças; saiba quais

17/10/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Divulgação/Bob Wolfenson

17/10/2025

Uma das maiores cantoras da história da música brasileira, Gal Costa completaria 80 anos no último dia 26/9. Para celebrar o legado da artista, o NRC+ lançou Estratosférica (2015) em venda antecipada, vinil duplo translúcido e capa ilustrada com foto de Bob Wolfenson. Veja mais detalhes aqui

Ao longo de sua trajetória, Gal se desdobrou como uma cantora tropicalista, versátil e ousada. Dona de um timbre cristalino, ela não se deixou parar nem pelo tempo, nem pelas mudanças na música brasileira, e as acompanhou de perto. Estava em um momento prolífico, atento e forte, com mais de 50 anos de carreira, quando faleceu em 2022. Talvez por isso, a partida de Gal ainda é sentida em todas as frentes.

*

Nos últimos anos e com a chegada deste marco, a Gracinha foi (e será) homenageada em diversos lançamentos, incluindo o primeiro disco após sua morte. Afinal, ainda há muita Gal Costa a celebrar. Veja o que já foi e será feito em homenagem a Gal:

Filme: Meu nome é Gal (2023)

A cinebiografia Meu nome é Gal, com Sophie Charlotte, estreou em outubro de 2023. O filme já estava em produção quando a cantora Gal Costa faleceu, em novembro de 2022, aos 77 anos. A obra retrata a juventude da artista, especialmente o período em que, aos 20 anos, se muda para o Rio de Janeiro para iniciar sua carreira musical. Há um destaque especial para “Fa-Tal”, show icônico da artista de 1971.

Disco: As Várias Pontas De Uma Estrela (Ao Vivo no Coala) (2022)

O último show de Gal Costa aconteceu no festival Coala, em 2022, em São Paulo. A apresentação fez parte da turnê As várias pontas de uma estrela e contou com participações especiais de Rubel e Tim Bernardes. Nesta sexta-feira (17/10), a gravação foi lançada em um álbum pela gravadora Biscoito Fino.

Concerto: Homenagem a Gal na Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) (2025)

No aniversário da cantora, a Orquestra Sinfônica da Bahia realizou um concerto em homenagem a Gal. A regência é do maestro Carlos Prazeres, com direção artística de Manno Góes. A homenagem vem de um lugar familiar: a OSBA já dividiu o palco com a cantora em várias ocasiões e já visitou o repertório da cantora em outras.

Peça: Gal – O Musical (2026)

Um musical sobre Gal está previsto para estrear em março de 2026, em São Paulo. “Gal – O Musical” está realizando audições, com o desafio de encontrar uma artista com habilidade vocal e timbre similar para interpretar a protagonista.

Livro: Biografia por Thallys Braga

O jornalista Thallys Braga trabalha em um livro para contar a história da cantora pela editora Zahar. A ideia é que a biografia conte a construção de vida e obra da artista, incluindo um retrato da personalidade por trás do ícone. À Noize, Thallys disse que “continua debruçado sobre os arquivos e as entrevistas para tentar revelar ao leitor quem foi a Gal”. “Meu desejo é apresentar aspectos pouco conhecidos dessa figura tão definidora da música brasileira. Se tudo der certo, o livro será publicado em algum momento nos próximos dois anos”, disse.

Tags:

17/10/2025

Avatar photo

Revista NOIZE