Glossário: 19 termos para entender a linguagem do vinil

21/08/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Victor Thomé

Fotos: Reprodução/Unsplash, TPI

21/08/2025

O mundo do vinil, por vezes, pode parecer mais complexo do que parece — afinal, muitos termos técnicos e específicos entram em cena ao discutir sobre aparelhos e discos que fazem parecer uma outra língua, mas a realidade pode ser muito mais simples do que aparenta.

Com alguns anglicismos e outras palavras pouco conhecidas, o glossário do colecionador de vinis pode se estender um pouco. Por isso, trazemos alguns termos muito utilizados por profissionais e entendedores da área. Veja a seguir:

*

Anti-skating

Mecanismo anti-derrapagem, que auxilia na fidelidade do som, dando mais firmeza para o funcionamento da agulha. Precisa estar alinhado com o contrapeso para funcionar da melhor forma, aplicando uma força externa que compensa o impulso interno causado pela fricção do sulco/agulha e geometria do braço.

Base

Plataforma de sustentação de cada toca-discos. Pode ter pés adaptáveis para nivelamento, ou sofrer alterações para a redução de vibrações ou apenas customização.

Braço

Mecanismo essencial que sustenta o conjunto de agulha e cápsula, cobrindo boa parte da extremidade do prato e sendo responsável pela condução da agulha sob o disco, tirando, assim, o som.

Cápsula

É, em seu nível básico, um transdutor eletromecânico. Localizada na ponta do braço, transforma o movimento mecânico da agulha no sulco do disco em um sinal elétrico. Esse sinal é processado e reproduzido, formando o som que ouvimos quando o disco está fluindo normalmente. Costumava ser chamado de “cartucho”.

Compacto

Disco de 7 polegadas produzido pela RCA em 1949, também conhecido como EP (Extended Play) ou Single. Sendo uma versão menor do disco de vinil tradicional — mais conhecido e que roda usualmente em 45RPM, os compactos podem ser simples, contendo apenas uma faixa de cada lado, ou duplos, com duas em cada lado.

Contrapeso

Peso posicionado no fim de certos braços de toca-discos, ativamente responsável por equilibrar o peso do braço, aplicando uma força contrária.

Fade (In ou Out)

Movimento de diminuição ou aumento do som de forma progressiva, muito utilizado em produções mais antigas, quando o fim da música contava geralmente com um fade out, diminuindo enquanto a música chegava ao fim.

Fluído anti-estático

Fluído utilizado para eliminar a eletricidade estática que se acumula nos discos de vinil, prevenindo o acúmulo de poeira e ruídos durante a reprodução. Ao neutralizar essa carga, ajuda a restaurar a qualidade sonora original do disco e a prolongar sua vida útil quanto da agulha do toca-discos.

Gatefold

Capa de vinil que se abre como um livro, contendo informações sobre o disco, letras ou qualquer customização.

Gramatura

Unidade de medida expressa em gramas por metro quadrado(g/m²) responsável pela representação do peso dos discos. Em Lps comuns, pode variar entre 80,100,120,140 e até 180 em casos de discos mais robustos. Apesar disso, não existe qualquer influência entre o peso dos discos e sua qualidade de som.

Hi-fi

Abreviação de High Fidelity ou alta fidelidade, o termo é muito utilizado ao se falar em produtos e melhorias que aumentam a qualidade do som tirado dos LPS com o toca- discos.

Hertz (hz)

Unidade que contabiliza a frequência do som, ou seja, o número de ciclos de uma onda sonora por segundo. A partir de suas medições, classificamos as ondas em graves(baixa frequência) e agudos (alta frequência).

Input

Entrada de áudio dos equipamentos de som. Presente em todo receptor, amplificador ou caixa de som que pode se conectar a um toca-discos.

Prato

Suporte circular onde o disco é colocado para ser reproduzido, podendo ser de vidro, acrílico ou plástico. Gira em sentido horário ao receber a impulsão do motor.

Pitch (tom)

Funcionalidade disponível em alguns toca-discos, que permite a alteração da velocidade de rotação do prato e consequentemente, do tom da sonoridade, fazendo o disco soar mais agudo ou mais grave, dependendo da velocidade.

Reverberação acústica

Fenômeno indesejado envolvendo a entrada e saída de um dispositivo, refletindo o som em múltiplas superfícies, criando um efeito de eco prolongado, também conhecido como “uivo”.

Régua de alinhamento

Régua utilizada para ajustes finos de calibragem no toca-discos. Pode ser feita em casa, com papel, ou comprada em plástico, e contém as respectivas marcações, que indicam posições a serem alinhadas de forma paralela com agulha e cápsula respectivamente, fazendo com que o som tirado pelo aparelho melhore exponencialmente.

Rotações por Minuto (RPM)

Divididas em 33, 45 e 78 , as rotações por minuto são as velocidades nas quais os vinis inventados historicamente rodam, sendo a 33 mais comum para álbuns e LPS. Elas oferecem maior capacidade de gravação musical comparado às outras velocidades.

Sulco

Fissura circular responsável pela reprodução do som a partir do atrito com a agulha. Muitas vezes vista como “paredes do sulco” e em inglês é denominada groove.

Tags:, ,

21/08/2025

Avatar photo

Victor Thomé