Em celebração à cantora Elizeth Cardoso, o Instituto Moreira Salles, em São Paulo, realiza shows gratuitos, nos dias 15/7 e 16/7. Adriana Moreira, Francineth Germano e Luana Bayô comandam o espetáculo Elizete sobe o morro. No dia 16/7, fazem 105 anos do nascimento de Elizeth.
O show recebe o nome do álbum Elizete sobe o morro (1965) que, neste ano, completa 60 anos. O disco marca o talento de Elizeth para a interpretação, em composições de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro.
“Elizeth Cardoso deixa uma história de interpretação, ancestralidade, presença e amor incondicional à música brasileira. Esse é um disco imprescindível, uma aula de sonoridade, de interpretação e repertório. É a síntese da consagração de uma artista completa”, diz a intérprete, pesquisadora e diretora do espetáculo, Adriana Moreira.
Adriana não vai ao palco sozinha. Do seu lado, estão a compositora e pesquisadora Luana Bayô; e Francineth Germano, considerada por Elizeth como sua “afilhada musical”. Enquanto cantam, imagens de arquivo do IMS-SP da cantora serão projetadas.
Legado de Elizeth Cardoso
Elizeth Cardoso é a cara — e a voz — da bossa nova. A artista carioca foi uma das maiores responsáveis pela popularização do gênero no país. Seu álbum Canção do Amor Demais (1958) a levou ao estrelato, com destaque para a faixa “Chega de Saudade”, composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Para além do amor do público, a cantora conquistou admiração de outros artistas, como Edith Piaf e Cartola. Por isso, ganhou o apelido de “A Divina”. Elizeth passeou por diferentes gêneros musicais, mas foi pelo samba que se apaixonou. Na carreira, lançou mais de 40 álbuns.
Ela começou a cantar em 1936, quando passou a se apresentar no Programa Suburbano, na Rádio Guanabara. A carioca faleceu em 1990, aos 69 anos. O espetáculo no IMS-SP celebra os 105 anos de nascimento da cantora.
Show Elizete sobe o morro
Datas: 15/7 e 16/7 (terça-feira e quarta-feira)
Local: Instituto Moreira Salles (IMS-SP) – Av. Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo.
Ingressos: gratuito com distribuição de senhas 1 hora antes.
Mais informações: site do IMS.