Ivana Wonder, um dos maiores nomes drags da cena underground, vai se apresentar no SESC 24 de Maio, nos dias 6 e 7 de setembro, com um show homenageando Vanusa, em especial, seu disco Amigos Novos e Antigos (1975). Conhecida por seu tom único e seu toque de melancolia, Ivana canta esse álbum clássico com uma perspectiva inegavelmente sua e participação de Simone Mazzer.
“Me conecto com a Vanusa nesse lugar de fazer o inesperado, e aquilo ser, na verdade, algo que você já queria testar”, afirma Ivana sobre o projeto, conectando-o com o seu último lançamento, “Saudades de Mim”.
“Tudo dela é muito complexo e muito corajoso no fim das contas, então, acho que o convite do SESC chegou num momento muito peculiar também, porque o lançamento do meu novo single tem isso de ser um risco”. Nome de destaque no underground paulistano e cada vez maior nas redes, Ivana Wonder tem um visual marcante — e seus projetos musicais também refletem essa influência.
Com isso em mente, o show no SESC também promete ser uma produção visual, com um look custom-made para o show inspirado em outra lenda brasileira, Hebe Camargo. “Nossa ideia é fazer esse lugar meio programa da Hebe, sabe? Com Simone como minha convidada”, explica ela.
“A gente tá pensando num jogo de luzes também, para criar essas camadas. A banda seria um bloco, como uma orquestra antiga igual à que a Hebe tinha. Prometo flores e paetês para todes”. Para ela, um dos pontos mais importantes de fazer parte de um projeto desses vem de conseguir reimaginar músicas tão clássicas em seu estilo próprio — e, para quem não gostar.
“Gata, a gravação original já existe. Ouça ela, é linda”, nos recomenda. O novo show de Ivana Wonder nasceu de um convite diretamente do SESC: “Achei muito interessante que eles falaram que eles achavam que Vanusa tinha a ver comigo por ela ser essa cantora meio subestimada assim”. Essa conexão, para a artista, é real para muitos que encontram sua casa no underground.
“O underground nos permite ser assim, nos abraça e nos valida como essas artistas que estão vivendo e experimentando coisas novas e tentando ser diferentes”. Na sua carreira musical, essa paixão pela experimentação é constantemente presente — e isso é notável em seu single “Saudades de Mim”.
“Meu desejo sempre foi misturar a melancolia com outras referências de rock e trip-hop, que são coisas que eu gosto muito”, afirma Ivana, apontando que a nova faixa puxa de outra fonte em comparação à “Melancholic Blue”, seu primeiro single autoral, lançado no fim do ano passado.
“Esse é o meu álbum de apresentação. A minha cabeça caminha por todos esses lugares”, diz a artista, sobre o projeto que ela planeja lançar. Nesse momento, Ivana também aproveita para apontar a realidade de ser uma artista independente.
“No fim, são questões monetárias muito complexas, mas eu acho que tudo está acontecendo. Com mais oportunidades, mais shows, mais visibilidade, a gente vai conseguindo angariar mais dinheiro para fazer esse projeto andar”, explica.
Com seu novo show no SESC, seus últimos dois singles — que têm atraído muita atenção — e seu trabalho no duo Vermelho Wonder, este momento é um dos mais marcantes da carreira de Ivana Wonder até agora — e ela espera que isto continue. “Por mais que eu faça o que eu faço há 10 anos, sinto que agora é o meu despontar, como se eu estivesse estreando agora”, ela aponta.
Ivana Wonder canta Vanusa
Data: 6 e 7 de setembro
Horário: 20h
Local: SESC 24 de Maio, R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP, 01041-001
Ingressos: via SESC

