Maria Bethânia, 60 anos de música e devoção: “Viva a minha profissão”

06/10/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Vitória Prates

Fotos: Rafael Strabelli/Live Nation Brasil

06/10/2025

No último sábado (4/10), Maria Bethânia deu início a temporada paulistana da turnê comemorativa de 60 anos de carreira, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Por aqui, serão oito datas em outubro, sendo seis delas esgotadas. Em novembro, ela viaja para Salvador para duas noites, 15 e 16, na Concha Acústica.

Com mais de 40 álbuns de estúdio, a artista conta com uma obra imensa, poética, intensa, mas, acima de tudo, muito brasileira. Maria Bethânia: 60 anos é um show que merece ser visto ao vivo, da intérprete que se prova mais atual do que nunca.

*

No show, o palco se transformou em altar, e o show, em rito. É o peso do tempo e a leveza da poesia caminhando lado a lado. A baiana entregou uma verdadeira ode à MPB, como a musa elegante e classuda que marcou a história da música. Como interlúdios entre as canções, ela declamou trechos de livros de Davi Kopenawa, Clarice Lispector, Herberto Helder e Eucanaã Ferraz.

A direção do espetáculo é assinada pela artista, que se apresenta acompanhada pelo maestro Jorge Helder e da banda formada por Thiago Gomes (teclado), Jessé Sadoc (trompete), Marcelo Martins (sax), Paulo Dafilin (violão), Pedro Sá (guitarra), Jonatan Harold (piano), Marcelo Costa (bateria), Gabriel Policarpo (percussão), Bóka Reis (percussão) e os backing-vocals, Fael e Janeh Magalhães e Jenni Rocha.

O repertório — ora político, ora romântico — trouxe canções como “O Lado Quente de Ser”, “Genipapo Absoluto”, “Rosas do Ventos”, “Gota de Sangue”, “Vera Cruz” e muitas outras. Por exemplo, “Gás Neon” e “Baioque” questionam a desigualdade no sertão; “Podres Poderes” critica a corrupção; “Tocando em Frente” fala sobre desacelerar e abraçar a natureza.

Um ponto alto vai para “Palavras de Rita”, última música escrita por Rita Lee e musicada por Roberto de Carvalho. Ao anunciar a canção, Maria Bethânia comentou: “Rita me entregou um poema com seus pensamentos, reflexões e lucidez. Comovida, realizo o desejo dessa artista imensa”.

Por fim, a noite contou com a presença de personalidades ilustres na plateia. “Hoje recebemos convidados ilustres”, declarou a cantora, antes de agradecer a presença do presidente Lula, da primeira-dama Janja e dos ministros Fernando Haddad, Luís Roberto Barroso e Margareth Menezes.

Tags:, ,

06/10/2025

Avatar photo

Vitória Prates