O Festival Novas Frequências comemora 15 anos com edições de 3/12 a 13/12. Além da tradicional programação no Rio de Janeiro, o evento carioca desembarca pela primeira vez em São Paulo, com 28 atrações, entre nacionais e internacionais [veja line-up e ingressos].
O experimentalismo é o mote para a curadoria, assinada por Chico Dub, também diretor do festival. Entre os destaques está Metá Metá, com uma gravação no Tiny Desk Brasil fresquinha no currículo. Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França, levam a abordagem inovadora do jazz, rock e música afro-brasileira ao festival, em 7/12, no Circo Voador.
Já entre os nomes internacionais, vale conferir os shows de Wolf Eyes, voltando ao Brasil após 11 anos; também o instrumental de Kara-Lis Coverdale, Sarah Davachi e Concepción Huerta, os japoneses do Birushanah, o duo libanês-suíço de techno Praed e os brasileiros TEST & Deafkids, que acabam de unir forças para o álbum Sem Esperanças (2025).
Além da programação musical, o Novas Frequências traz uma instalação sonora, criada pelo artista Craca, e a exposição fotográfica “No Raiar da Noite”, de Ivi Maiga Bugrimenko e Ivan Nishitani, mapeando dez anos da cena independente de festas de música eletrônica no Rio de Janeiro e em São Paulo. Veja preview da mostra:
Como de costume, a programação do evento circula pela cidade — No Rio de Janeiro, ocupa o Garage Grindhouse, o Solar Grandjean de Montigny (museu da PUC-Rio), a Casa Firjan, o Solar de Botafogo, o Trauma, o Parque Lage e o Circo Voador; já em São Paulo, as atividades acontecem no Teatro Cultura Artística, no SESC Avenida Paulista e na Central Técnica Chico Giacchieri.
Sobre o festival
Desde 2011, o Novas Frequências celebra o que está na vanguarda da arte sonora. Um destaque da organização é transformar lugares inusitados — igrejas, galpões, escolas, praias e cachoeiras — em palcos para o festival.
De lá prá cá, a cena experimental foi se transformando e o festival acompanhou essas mudanças: “No pós-pandemia, o espaço para o novo e para o experimental tem encolhido vertiginosamente em meio à cultura dos números. É frustrante celebrar 15 anos sem apoios significativos, mas sigo acreditando que apostar nesse tipo de prática, ainda mais em um mundo plastificado, saturado por fórmulas e pela proliferação da inteligência artificial, nunca foi tão urgente”, diz Chico Dub.
Programação de shows
Rio de Janeiro
3 de dezembro (quarta-feira) – Garage Grindhouse
Birushanah e Wolf Eyes
4 de dezembro (quinta-feira) – Solar Grandjean Montigny (PUC-Rio)
Exposição “No Raiar da Noite”, Cashu e Anti Ribeiro b2b Aleakim
5 de dezembro (sexta-feira) – Solar de Botafogo
Kara-Lis Coverdale e Sarah Davachi
5 de dezembro (sexta-feira) – Trauma
Anti Ribeiro, Cashu, Faizal Mostrixx, Partido da Classe Perigosa, Praed
6 de dezembro (sábado) – Parque Lage
Chico Correa, Concepcíon Huerta, Luciana Rizzo, Nico Espinoza, Rosa Noviello & Lara Dâmaso, Violeta García & Hora Lunga
7 de dezembro (domingo) – Circo Voador
Papangu, Metá Metá e TEST & Deafkids
São Paulo
8 de dezembro (segunda-feira) – Teatro Cultura Artística
Kara-Lis Coverdale e Sarah Davachi
9 de dezembro (terça-feira) – Sesc Avenida Paulista
Los Thuthanaka
10 de dezembro (quarta-feira) – Sesc Avenida Paulista
Praed
11 de dezembro (quinta-feira) – Teatro Cultura Artística
ALGOL: Christian Lillinger & Elias Stemeseder + Camilo Ángeles
12 de dezembro (sexta-feira) – Teatro Cultura Artística
Paola Ribeiro
13 de dezembro (sábado) – Central Técnica Chico Giacchieri
Concepcíon Huerta, Edgar & Os Fita, Luciana Rizzo, Marina Cyrino, Marina Mello
Novas Frequências – Rio de Janeiro
Datas: 3 a 7 de dezembro (quarta-feira a domingo)
Locais: Garage Grindhouse, o Solar Grandjean de Montigny (museu da PUC-Rio), a Casa Firjan, o Solar de Botafogo, o Trauma, o Parque Lage e o Circo Voador
Ingressos: via Shotgun
Novas Frequências – São Paulo
Datas: 8 a 13 de dezembro (segunda-feira a sábado)
Locais: Teatro Cultura Artística, no SESC Avenida Paulista e na Central Técnica Chico Giacchieri.
Ingressos: via Shotgun