Na segunda temporada do programa Voz da Consciência, Péricles celebra a história e as conquistas da música negra forjada em São Paulo. Em oito episódios, sempre acompanhado por convidados especiais, como Liniker e Criolo, o artista mergulha nas raízes do samba e do hip-hop.
Produzido e idealizado pelo próprio sambista, os episódios vão ao ar no Multishow e, três dias depois, são reprisados no Canal Bis. “O samba e o hip hop nasceram dentro das nossas comunidades, carregam nossas dores, alegrias, lutas e conquistas. Valorizar essas histórias é valorizar quem veio antes da gente, quem abriu caminho. É também inspirar quem está chegando agora”, comenta Péricles, em entrevista à Noize.
Neste ano, Voz da Consciência foca na cultura negra paulistana, com encontros de Jota.Pê e Thiaguinho; Jeniffer Nascimento e Liniker; Criolo e Prettos e Paula Lima e Luciana Mello. Nos próximos episódios Rael e Thaíde (29/11 e 02/12); Rappin’ Hood e Dexter (06/12 e 09/12); Camisa Verde e Branco e Vai Vai (13/12 e 16/12) e Maiara da Rosa e Péricles, com mediação de Ailton Graça (20/12 e 23/12).
Leia também: Em “Pagode do Pericão”, Péricles celebra hits dos anos 80 a 2000
Dos palcos aos programas de TV
Péricles já teve experiências na TV como jurado do The Voice Brasil, no SBT, mas Voz da Consciência é, além de sua primeira experiência como apresentador, uma idealização pessoal, já que ele participa ativamente do projeto. “A escolha dos convidados veio de forma muito natural. A gente pensou em artistas que representam a história da música negra em São Paulo e que têm relação com o samba, com o rap, com a cultura das periferias. São pessoas que, de alguma forma, contribuíram para construir o que a música paulista é hoje. Gente que eu admiro, que tem história pra contar e muito a ensinar. A ideia sempre foi mostrar essa diversidade de caminhos e trajetórias”, comenta o artista.
“Ser apresentador é um aprendizado muito grande. Eu sempre estive do lado da música, cantando, mas apresentar um programa me colocou em outro lugar. O que mais me surpreendeu foi a troca”, diz o artista. A primeira temporada do programa, que estreou em 2023, trouxe entrevistas com Preta Gil, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Dudu Nobre, Teresa Cristina, Pretinho da Serrinha, Leandro Sapucahy e Chico Brown.
“Ouvir histórias, aprender com cada convidado, entender a vivência de cada um, me enriquece demais. A gente acha que conhece bastante, mas quando senta pra ouvir com calma, percebe que sempre tem algo novo pra aprender. A música é um registro vivo do nosso povo, e manter essa memória acesa é uma forma de honra e resistência”.
Voz da Consciência – 2 temporada
Exibição: sábado (Multishow) às 23h45 e terça-feira (Canal Bis). Os episódios também são disponibilizados no Globoplay, somente para assinantes.