Wagner Moura, Jorge e Mateus e Rubel: 7 regravações de Radiohead por brasileiros

18/08/2025

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Erick Bonder

Fotos:

18/08/2025

Formado em 1985, em Abingdon, na Inglaterra, por Thom Yorke (vocal, guitarra, piano, teclados), Jonny Greenwood (guitarra, teclados), Colin Greenwood (baixo), Ed O’Brien (guitarra) e Philip Selway (bateria, percussão), o Radiohead tornou-se uma das bandas mais influentes dos anos 1990 e 2000.

Portanto, não é de se estranhar quando artistas brasileiros interpretam algumas de suas canções. É o caso de Rubel, que selecionou a faixa “Reckoner”, do clássico In Raibows (2007), para encerrar o quarto álbum de estúdio, Beleza. Mas agora a gente faz o que com isso? (2025).

O carioca dividiu com a Noize detalhes sobre a gravação: “O Arthur Verocai aparece na última faixa como um mestre que dá a benção ao disco. Como ele tem esse diálogo com a música internacional, pensei que ficaria lindo ter uma canção do Radiohead com um arranjo dele, que é muito minimalista”.

Entre os brasileiros que já interpretaram canções da banda inglesa, estão ainda Wagner Moura, Tuyo, Tiago Iorc e até Jorge e Mateus. Confira nossa seleção abaixo.

0a3c95bf5fb4673ecfdb350c07cbebb5___a_1350_900

*

Wagner Moura

O ator e diretor também tem talentos musicais — que, inclusive, são aproveitados em seus filmes. Ele gravou “Creep”, do disco Pablo Honey (1993), para a trilha sonora de O Homem do Futuro (2011), filme no qual atua como protagonista. Interpreta também “Tempo Perdido”, da Legião Urbana. Wagner, inclusive, já teve uma banda chamada Sua Mãe.

O-Homem-do-Futuro-destaque

Tiago Iorc

Em 2013, o cantor, compositor e produtor brasiliense gravou um cover de “Creep”, publicado em seu canal no YouTube. O vídeo soma mais de 1,5 milhão de visualizações e foi feito em Nova York, apenas com Tiago cantando e tocando violão na sacada de um prédio. A faixa fez parte dos shows do artista na mesma época da gravação.

tiagoiorc


Jorge e Mateus

Apesar de parecer inusitado, Mateus, segunda voz e guitarrista da dupla, revelou que se inspirou na harmonia e nos arranjos de “Reckoner”, do álbum In Rainbows (2007), para compor “Vestígios”, do álbum Aí Já Era (2010). A faixa também conta com sample de bateria da banda britânica — Mateus, inclusive, é fã declarado do grupo.

jorge e mateus

Br Rainbows (2017)

A coletânea recria todas as faixas do álbum In Rainbows (2007), um dos mais clássicos do Radiohead. Inclui dez artistas brasileiros, como Tuyo, com “Nude”, além de Bratislava, Zéfiro, Kelton e Supercolisor.

Tuyo

Baleia

Os cariocas fazem uma mistura criativa, unindo a faixa “Little by Little”, do álbum The King of Limbs (2011), com versos de “Noite de Temporal”, clássico de Dorival Caymmi, do álbum Caymmi e Seu Violão (1959). Enquanto são entoados os versos do compositor baiano, soam guitarras distorcidas que tocam a harmonia da banda inglesa.

baleia

Raindown (2018)

A coletânea reúne 14 artistas brasileiros – como Neiva, Arthur Martins, Victor Meira e Lemoskine – interpretando clássicos de diversos álbuns do Radiohead em versões indie, krautrock e MPB. A proposta é readaptar a obra da banda para a realidade sonora brasileira, demonstrando influências e interlocuções com diferentes gerações de artistas.

victor meira
victor meira


Rubel

O carioca fecha seu novo disco, Beleza. Mas agora a gente faz o que com isso? (2025) – disponível em disco de vinil pelo NRC – com uma versão de “Reckoner”, do In Rainbows (2007). É a primeira faixa da discografia de Rubel cantada em falsete. A canção também integra o curta-metragem de lançamento do álbum, dirigido por Larissa Zaidan

RUBEL_0897 (1)

Tags:, , ,

18/08/2025

Avatar photo

Erick Bonder