A Key Production, empresa líder na produção de vinil na Europa, registrou um aumento de 50% nos pedidos no primeiro semestre. Em geral, a quantidade média por encomenda também aumentou 41%. A companhia atua em outros setores de mídia física, como CD’s, DVD’s e fita cassetes.
14 lojas de discos para conhecer em São Paulo; confira lista
Junto com os dados, a Key Production divulgou comunicado afirmando que o interesse por vinil não está restrito aos grandes lançamentos das grandes gravadoras, mas muitos artistas independentes também têm optado pela mídia física.
Os dados reforçam uma tendência também sinalizada pela British Phonographic Industry: em 2024, as vendas de formatos físicos no Reino Unido subiram pela primeira vez em duas décadas, com avanço de 1,4%.
Lojas de vinil impulsionam vendas e fortalecem o mercado da música
O vinil liderou esse movimento com crescimento de 9,1% nas vendas de álbuns, consolidando seu 17º ano consecutivo de alta. Muitos desses números se devem à descoberta desse formato pelo público mais jovem. Nos caso dos Alpha’s, nascidos a partir de 2010, 46% já escutou música em formatos físicos. Mais do que uma moda passageira, o vinil é tradição, passado de geração para geração.
Livro de fotos reúne um clássico dos sebos: capas de discos customizadas por fãs