“O Maior Encontro do Samba” reúne Alcione, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho com Martinho da Vila em São Paulo

22/06/2026

The specified slider id does not exist.

Avatar photo

Por: Guilherme Serrano

Fotos: B+ca/30e

Em 1983, “Mutirão de Amor” foi a primeira parceria entre Jorge Aragão e Zeca Pagodinho a ser gravada, na voz de Alcione. Mais de 40 anos e muitos sucessos depois, a faixa abre o repertório d’O Maior Encontro do Samba, turnê que reúne esses três bambas de nossa música.

Após estrear no Maracanã no início do mês, a tour passou por São Paulo neste final de semana com duas apresentações no Nubank Parque. Em pouco mais de 2h de show, o trio revisitou não só as próprias carreiras, mas celebrou a história do samba com composições marcantes de Cartola e Zé Keti, além da participação especial de Martinho da Vila. Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, ficou a cargo do show de abertura.

No último sábado (20/6), cerca de 20 minutos após o horário marcado para o início do espetáculo, quando a chuva ameaçava desanimar o público paulistano, Alcione, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho subiram ao palco de braços dados entoando a canção que selou a aliança entre os três. Apesar da euforia dos fãs, a abertura foi um tanto confusa, com aparentes problemas no retorno dos músicos e Zeca tentando chamar a atenção da equipe técnica apontando para as caixas de som à sua frente.

Ao final da música, os três foram acomodados em cadeiras e as questões técnicas foram superadas com Alcione demonstrando toda sua potência vocal em “Você Me Vira a Cabeça”, que já levou o público ao delírio.

“Aqui está mais emocionante que no Rio!”, brincou Zeca Pagodinho antes de erguer o copo de cerveja como quem brindasse com os mais de 50 mil presentes no estádio.

Quase sempre sentados, os artistas alternaram sucessos próprios, como “Eu e Você Sempre” e “Já É”, de Aragão, “Verdade” e “Maneiras”, de Zeca, e “A Loba” e “Estranha Loucura”, de Alcione. Essa disposição com as cadeiras no centro do palco conferiu ao show um tom intimista, como uma reunião de amigos que canta no quintal de casa, e a proposta foi reforçada com as brincadeiras que faziam entre uma música e outra.

“Vocês só estão cantando sambas velhos hoje. O próximo que eu vou cantar tem 56 anos!”, destacou Jorge Aragão antes de “Malandro”. “Muito emocionante. É por isso que eu bebo!”, resumiu Zeca ao final da canção.

Após solarem e dividirem vozes em 10 sucessos próprios, o trio fez a primeira homenagem com “As Rosas Não Falam”, de Cartola, que acalmou brevemente a euforia do público. 

A temperatura voltou a subir com “Enredo do Meu Samba”, e para espantar o frio de uma noite típica da terra da garoa, Alcione recorreu a um cafezinho, enquanto Zeca trocou a cerveja pelo vinho tinto.

“Moleque Atrevido” soou como um retrato da trajetória daqueles três bambas, mas ainda faltava alguém para completar a festa. Após cerca de 1h20 de show, Martinho da Vila, aos 88 anos, foi convidado para subir ao palco.

“Esse é nosso professor! Nosso mestre!”, celebrou Zeca Pagodinho.

Se manter respeitado pra poder ser amado

Desde o início do espetáculo, chamava a atenção o envolvimento do público, que cantava em alto e bom som a maior parte do repertório. Após o convite de “Canta, Canta, Minha Gente”, então, o coro só ganhou mais força.

Da Vila ainda emendou “Disritmia” e “Ex-Amor” antes de ensaiar um discurso: “Estou muito emocionado. Não sou de falar, mas vou dizer algo pra vocês: já tive mulheres de todas as cores, de várias idades…”, recitou antes de ser acompanhado pela banda em “Mulheres”. 

Sua participação foi encerrada com “Madalena do Jucu”, mas a pedido dos colegas, puxou uma cadeira, acompanhou Zeca no vinho e permaneceu no palco para o bloco final do show, que seguiu com algumas das faixas mais aguardadas: “Meu Ébano”, com Alcione, “Identidade”, com Aragão”, e “Deixa a Vida Me Levar”, com Zeca.

Antes de “Não Deixe o Samba Morrer”, ainda houve tempo para “A Voz do Morro”, de Zé Keti. Depois, o medley “Camarão Que Dorme a Onda Leva” / “Bagaço da Laranja” / “Iaiá” / “Coração em Desalinho” encaminhou a apresentação para o final.

Nesse momento, Arlindinho, que fez o show de abertura, foi convidado para participar da última faixa, “Vou Festejar”, eternizada na voz de Beth Carvalho, que fechou o repertório com o astral mais alto possível.

Em cima do palco, os três são como anciões da música, celebrados por uma plateia de jovens que aprenderam aquelas canções com seus avós, pais que passaram o gosto para seus filhos e famílias inteiras participando da história viva do samba. O encontro também é geracional, simbolizado pela direção musical de Pretinho da Serrinha, que, aos 47 anos, se consolida como o próximo grande bamba responsável por transmitir esse legado. 

O_Maior_Encontro_do_Samba_@bmaisca Show Principal Henrique__-6 (1)

Seja na avenida, nas quadras das escolas ou nas rodas, o samba é feito de encontros. A turnê de reunião entre Alcione, com 78 anos, Zeca Pagodinho, com 67 anos, e Jorge Aragão, com 77 anos, traz essa essência no nome e a estende para um estádio de futebol, colocando mais de 50 mil pessoas para cantarem composições de mais de meio século de idade. 

Realizado pela 30e, O Maior Encontro do Samba retorna aos palcos em setembro, em Brasília, onde terá participação de Seu Jorge. Entre outubro e dezembro, a turnê ainda volta para São Paulo e passa também por Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador, com Martinho da Vila, Alexandre Pires, Péricles e Gilberto Gil na lista de convidados.

O Maior Encontro do Samba

Ingressos via Eventim

Brasília

Data: 19 de setembro de 2026 (sábado)

Local: Arena BRB Mané Garrincha – Eixo Monumental – SRPN – Asa Norte, Brasília – DF

Convidado: Seu Jorge

São Paulo

Data: 31 de outubro de 2026 (sábado)

Local: Nubank Parque – Avenida Francisco Matarazzo, 1705, R. Palestra Itália, 200 – Água Branca, São Paulo – SP

Convidado: A definir

Curitiba

Data: 07 de novembro de 2026 (sábado)

Local: Arena da Baixada – R. Buenos Aires, 1260 – Batel, Curitiba – PR

Convidados: Martinho da Vila e Alexandre Pires

Porto Alegre

Data: 14 de novembro de 2026 (sábado)

Local: Estádio Beira Rio – Av. Padre Cacique, 891 – Praia de Belas, Porto Alegre – RS

Convidado: Péricles

Belo Horizonte

Data: 28 de novembro de 2026 (sábado)

Local: Estádio Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José, Belo Horizonte – MG

Convidado: Gilberto Gil

Salvador

Data: 19 de dezembro de 2026 (sábado)

Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova – Ladeira da Fonte das Pedras, s/n – Nazaré, Salvador – BA

Convidado: Martinho da Vila

Tags:, , ,
Avatar photo

Guilherme Serrano

author